terça-feira, 17 de maio de 2011

Relatório sobre os negros e suas diferentes culturas


ATIVIDADE IV

RELATÓRIO SOBRE AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS
Desde o século XV, os negros já se faziam presentes em algumas localidades do Brasil, mas, só a partir do século XVI é que foram apresentados e acentuados nas colônias brasileiras. Naquela época o sofrimento dos negros eram enormes e grotescos, onde o único direito de que tinham era de permanecerem calados e submissos a tudo e a todos. Mas, por outro lado eles tinham e ainda tem até hoje nas atuais gerações o espírito festivo, criativo e produtivo.
São felizes por trabalharem, seus sorrisos são verdadeiros e transparentes . A maioria dos negros já superaram por completo aos vários tipos de preconceitos construído por uma sociedade primitiva e desorganizada.
Assim, buscamos junto a Comunidade Aguaboense um professor de Capoeira e convidamos a ele e sua equipe, acompanhados dos instrumentos necessários a virem em nossa escola e relatarem sobre a origem, essência e prática da Capoeira como uma dança Afro-brasileira.
Dividimos em dois momentos : primeiro a reflexão sobre a origem e no segundo a dança. Com isso, nossos alunos acompanharam a dança por meio de palmas, vivenciando cada momento da apresentação. Acreditamos que, com o auxilio dos educadores em incentivar o respeito e o valor sobre as diferentes culturas será possível construir uma sociedade justa e de fato organizada.

Professores: Ivone Araújo Lima, Irene Mª Batista e Rosangela Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário